quinta-feira, 9 de agosto de 2012

I GINCANA DO COLÉGIO AGUIAR


A Gincana em homenagem ao dia do estudante tem por objetivo principal gerar e propiciar situações que mobilizem alunos e comunidade acadêmica, despertando sua iniciativa e promovendo recreação. Tais atividades se tornam relevantes por contribuírem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento global dos alunos, favorecendo a busca e a construção do conhecimento de forma individual e coletiva. Os jogos e as gincanas realizados são significativos por promoverem a cooperação, trabalho em equipe, competição de forma sadia, socialização, espírito de solidariedade e por estimularem o raciocínio e a criatividade dos participantes.

A gincana planejada, a ser realizada na sexta-feira(10/08), será formada por três grandes equipes, sendo elas constituídas de alunos de diferentes turmas. Estas equipes serão determinadas pela organização da gincana e envolverá todo o fundamental I.

A Gincana consiste em dois momentos: o pedagógico e o físico.

Cada equipe terá uma pulseira identificando seus componentes, elas serão: a equipe AZUL, VERDE e VERMELHO.

Os integrantes da equipe deverão fazer um GRITO DE GUERRA, aquele que tiver o melhor grito ganhará uma pontuação ao final da gincana.

A PRIMEIRA PROVA JÁ FOI DADA ESTA QUINTA-FEIRA (09/08) : A EQUIPE QUE TROUXER A PESSOA  MAIS IDOSA COM A CARTEIRA DE IDENTIDADE OU DOCUMENTO QUE COMPROVE A IDADE, ÀS 10:00 HORAS DA MANHàGANHARÁ 100 PONTOS.

1º MOMENTO

PROVAS DA PARTE PEDAGÓGICA:

1- SOLETRANDO:

OBJETIVO GERAL: estimular e expandir a linguagem por meio de um evento.

Esta prova será composta por quatro alunos de cada equipe. Eles serão convocados para soletrar um grupo de palavras, que será escolhido pela organização da gincana. As palavras serão divididas em três níveis de dificuldade, assistindo a cada nível uma pontuação que será somada no Quadro Geral.

2- TORNEIO MATEMÁTICO:

OBJETIVO GERAL: desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio.

Esta prova será composta por quatro alunos de cada equipe. Eles deverão efetuar operações e situações-problemas, que serão divididos em três níveis de dificuldades. As questões devem ser de múltipla escolha e ao final do tempo da prova eles deverão assinalar a resposta correta. Tempo limite: 7 minutos.

3-CONHECENDO O BRASIL:

OBJETIVO GERAL: estimular o educando instigando-o a conhecer seu país, assim como sua cultura e costumes, possibilitando uma visão mais ampla do contexto histórico em que ele está inserido.

Esta prova será composta por quatro alunos de cada equipe. Os participantes serão questionados sobre assuntos relacionados à atualidade como também assuntos que foram trabalhados em sala de aula. As questões serão divididas em três níveis de dificuldade. Tempo limite: 5 minutos.

Obs.: Os participantes envolvidos em uma prova não poderão participar das outras duas, para que todos os integrantes da equipe possam participar.

2º MOMENTO

PROVAS DA PARTE FÍSICA:

1- CORRIDA DA COLHER COM OVO:
Esta prova será composta por seis participantes de cada equipe, eles deverão revezar dentro de um determinado percurso com uma colher na boca carregando nela um ovo cozido, a equipe que primeiro terminar o percurso ganhará a prova. Caso o participante derrubar o ovo, ele deverá retornar ao ponto inicial de seu trecho.

2- ALCANÇANDO A BOLA:
Nesta prova o objetivo é alcançar a bola que ficará pendurada a uma determinada altura, para tal o participante terá o auxilio do pula-pula, aquele que primeiro alcançar a bola que representa a cor de sua equipe, ganhará a prova. Essa prova será dividida em três rodadas. Ao final da prova as equipes terão seus tempos somados, ganhará a equipe que fizer a prova em menos tempo.

3- PONTINHO:
Nesta prova o objetivo é realizar mais pontinhos sem derrubar a bola. As equipes começarão de forma simultânea sendo a vencedora a que fizer mais pontinhos. Essa prova será dividida em três rodadas, cada uma delas terá um participante de cada equipe, sendo que em ao menos uma delas o participante seja uma menina. Ao final da prova os pontos serão somados. Caso a bola caia no chão o próximo participante deve entrar para substituir o primeiro.

4- BASQUETE:
Esta prova será composta por todos os participantes da equipe. O Objetivo será acertar mais vezes a cesta, para tanto os participantes farão uma fila onde eles jogarão um por um a bola na cesta, cada participante terá cinco chances e os acertos serão somados, a equipe que fizer mais pontos vencerá esta prova.

5- CORRIDA COM SACO:
Esta prova será composta por quatro componentes de cada equipe. O objetivo é percorrer o percurso em menos tempo, para tal os alunos devem estar com as pernas dentro de um saco e pular para concluir a corrida. Os alunos terão seus tempos somados. A equipe que fizer a prova em menos tempo será a vencedora da prova.


PENALIDADES:

1- TODOS OS ALUNOS DEVEM ESTAR COM SUAS RESPECTIVAS PULSEIRAS PARA FACILITAR A SUA IDENTIFICAÇÃO, CASO O PARTICIPANTE RETIRÁ-LA TODA A EQUIPE PERDERÁ 20 PONTOS NO QUADRO GERAL.

2- NO 1º MOMENTO (PARTE PEDAGÓGICA) SERÁ PROIBIDO FORNECER RESPOSTAS PARA OS PARTICIPANTES QUE ESTEJAM SENDO QUESTIONADO, CASO ALGUM PARTICIPANTE “SOPRE” A RESPOSTA, TODA EQUIPE PERDERÁ 20 PONTOS NO QUADRO GERAL ALÉM DE PERDER A PONTUAÇÃO DA PROVA.

3- CASO UM PARTICIPANTE NÃO POSSUA UM COMPORTAMENTO ADEQUADO, A SER JULGADA PELA ORGANIZAÇÃO DA GINCANA, A EQUIPE PERDERÁ 20 PONTOS;


GRITO DE GUERRA:

O GRITO DE GUERRA PODE SER TANTO UMA FRASE, MÚSICA OU LEMA E DEVE SER CRIADO PELOS COMPONENTES DA EQUIPE, AQUELA QUE FOR MAIS CRIATIVA E ORIGINAL GANHARÁ 70 PONTOS NO QUADRO GERAL. ELE PODE SERVIR TAMBÉM COMO CRITÉRIO DE DESEMPATE CASO HAJA NECESSIDADE.






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